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Termo preferencial

Ordem de São Domingos  

Conceito superordenado

Conceitos subordinados

Termos não preferenciais

  • Dominicanos
  • Ordem dos pregadores

Nota de âmbito

  • Ordem religiosa mendicante, fundada por Domingos de Gusmão, em 1215, quando o religioso sentiu, ao regressar da Dinamarca, o avanço dos cátaros em Toulouse. Teve como principal objetivo lutar contra as heresias através da palavra (pregação), o que exigia aos seus membros uma formação teológica sólida, vivendo, contudo, na maior pobreza, humildade e silêncio. Seguia a Regra de Santo Agostinho, aprovada por Honório III, em 1216, sendo padres, que viviam próximo dos cânones regulares, habitando um convento, governado por um prior, que elegia, em conjunto com os demais, o Provincial. A partir de 1221, sofre uma grande expansão, dividindo-se em várias províncias, sendo protegidos pelos Papas, que os viriam a convidar para inquisidores. A Ordem entrou em Portugal em 1217, por Frei Soeiro Gomes, instalando-se em Montejunto, passando a receber o apoio da Casa Real e pertencente à Província de Espanha. O Cisma do Ocidente veio criar uma divisão na Ordem, fundando-se uma Ordem mais rígida, a Via Observante, apoiada pela nova dinastia de Avis e com sede no Mosteiro da Batalha, fundado em 1388, mantendo-se os conventos antigos na via que apoiava o Papa de Avinhão e se mantinha fiel a Espanha. Com o fim do Cisma, em 1415, a família dominicana uniu-se, em 1418, numa única Província de Portugal. A Ordem foi extinta em 1834, tendo um sacerdote, Manuel Frutuoso, regressado a Portugal em 1897, tendo sido perceptor dos príncipes D. Luís Filipe e de D. Manuel. Retirou-se com a República, em 1910, regressando, com dois companheiros, em 1913, tendo sido eleito bispo de Portalegre em 1920. Vinte anos depois, a Ordem crescia, com uma casa adaptada numa garagem, no Porto, tendo crescido, possuindo, atualmente quatro conventos, quatro casas e unidades missionárias em Angola. A Ordem possuía, em território português, os seguintes conventos masculinos: Nossa Senhora das Neves, em Montejunto (1218-1721), São Domingos de Santarém (1218-1834), São Domingos de Coimbra (1227-1280-1834), Nossa Senhora dos Fiéis de Deus, no Porto (1238-1834), São Domingos de Lisboa (1242-1836), Nossa Senhora dos Mártires de Elvas (1266-1834), Nossa Senhora das Neves, em Guimarães (1270-1834), São Domingos de Évora (1286-1834), Santa Maria da Vitória, na Batalha (1388-1834), São Domingos de Benfica (1399-1834), Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro (1423-1834), São Domingos de Vila Real (1424-1834), Nossa Senhora da Piedade, em Azeitão (1435-1834), Nossa Senhora da Consolação de Abrantes (1472-1834), Nossa Senhora da Luz, em Pedrógão Grande (1476-1834), Nossa Senhora da Serra, em Almeirim (1500-1834), São Gonçalo de Amarante (1540-1834), São Salvador de Freixo de Baixo (1540-1834), Nossa Senhora da Esperança, em Alcáçovas (1541), São Salvador da Torre (1546-1564), Santo António de Montemor-o-Novo (1559-1834), Santa Cruz de Viana do Castelo (1561-1834), São Sebastião de Setúbal (1562-1834), Santo André de Ancede (1569-1834), São Paulo, em Almada (1569-1834), São Martinho de Mancelos (1572-1834), Corpo Santo, em Lisboa (1659-), Santa Joana de Lisboa (1699-1904). Tinham o Colégio de São Tomás, em Coimbra (1539-1834). A via feminina tinha os conventos de São Domingos das Donas, em Santarém (1246-1895), Corpus Christi das Donas, em Vila Nova de Gaia (1345-1894), Nossa Senhora da Graça de Abrantes (1384), São Salvador de Lisboa (1392-1884), Jesus Bom Pastor, em Azeitão (séc. XV-1572), Jesus de Aveiro (1461-1874), Santa Ana de Leiria (1498), Nossa Senhora da Saudação, em Montemor-o-Novo (1506-1876), Nossa Senhora do Paraíso, em Évora (1516-1897), Nossa Senhora do Rosário, em Lisboa (1519-1755), Nossa Senhora da Consolação de Elvas (1528), São João Baptista de Setúbal (1529-1880), Nossa Senhora da Anunciada de Lisboa (1539-1755), Santa Catarina de Sena, em Évora (1547-1886), Nossa Senhora da Assunção de Moura (1562-1875), Santíssimo Sacramento de Lisboa (1612-1889), Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Lisboa (1639-1913), Nossa Senhora da Oliva, em Viseu (1640-1839), Santa Rosa de Lima, em Guimarães (1680-1892), Santa Joana, em Lisboa (1699-1904), Nossa Senhora do Rosário, em Braga (1724-1894).

Pertence ao grupo

Termos equivalentes

URI

http://vocabs.rossio.fcsh.unl.pt/tesauro-sipa/c_4d6f2722

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