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Preferred term
Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Antão
Broader concept
Scope note
- Ordem fundada em Dauphiné, cerca de 1095, numa igreja onde estariam guardadas as relíquias de Santo Antão, trazidas, segundo a tradição, de um cavaleiro de Constantinopla, por um nobre local, Guérin de Valloire, sendo o primeiro mestre o pai, Gaston de Valloire. Dedicavam-se a tratar peregrinos atingidos pelo mal de Santo Antão, provocado por uma componente do trigo, que gerava gangrenam convulsões e alucinações, sendo os serviços religiosos assegurados por monges beneditinos da Abadia de Montmajour, na Provença. A comunidade seguia a regra de Santo Agostinho, dependendo diretamente do Papa, possuindo um grão-mestre ou abade. As casas encontravam-se distribuídas por comendas. Instalaram-se nas grandes cidades, espalhando-se por Itália, Alemanha, Península Ibérica, Polónia e Oriente. No século XIII, os antoninos e os beneditinos começaram a lutar abertamente pelo controlo da peregrinação, que levou à intervenção papal, em 1297, por bula de Bonifácio VIII, obrigando os beneditinos a voltar à sua origem, recebendo, em troca, 300 libras anuais, doadas pelos antoninos, a título de recompensa. A partir do século XIV, a doença tende a desaparecer e a Ordem entra em crise económica, dedicando-se à atividade pastoral e à fundação de hospitais para pobres e outros doentes. Declina no século XVII, apesar das sucessivas reformas tentadas em 1616 e 1630 e, em 17 de dezembro de 1776, pela bula Renum humanarum conditio é integrada na Ordem de Malta, tendo desaparecido completamente em 1803. Em Portugal, instalaram-se na casa de Santo Antão de Benespera, próximo da Guarda, no século XIII. Rapidamente, se sucedem outras casas, como a de Marvila, em Santarém, Santo Antão da Aveleira, em Pinhel e de São Domingos de Besteiros, em Viseu, surgindo, ainda, pequenas ermidas junto aos grandes centros, como em Lisboa, Santarém, Coimbra e Évora. A reforma das instituições assistenciais ocorrida nos séculos XV e XVI provoca a decadência da Ordem, que viria a ser integrada na Companhia de Jesus, em 1550, por Júlio III, tendo uma vivência mais efémera do que no resto da Europa.
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URI
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