Concept information
Preferred term
Ordem de Cister
Broader concept
Entry terms
- Cistercienses
Scope note
- Ordem religiosa que surgiu da necessidade que um grupo de beneditinos sentiu de cumprir, com mais rigor, a regra de São Bento, tendo sido fundada por Robert de Molesmes, em 1098, na região da Borgonha. Com dificuldades iniciais de implantação e com fraca adesão, os monges brancos sobreviveram graças à ação de trinta monges, liderados por São Bernardo, provenientes do Convento de Cister, descontentes com o tipo de regra que se seguia no local. Estes deram um novo vigor e expansão à nova Ordem, criando a casa-mãe na Abadia de Claraval, com primeira fundação em 1115. Vários mosteiros e grupos de eremitas aderiram ao novo ideal, ajudando à expansão da Ordem. Os mosteiros construídos pela comunidade surgiam em terras doadas, isoladas e com fortes potenciais para cultivo e bons recursos hídricos. As casas tinham um número de monges viável à sua sustentação, que, ao crescerem, davam origem a uma nova casa. Cada uma das casas era mais ou menos autónoma economicamente, dependendo, do ponto de vista administrativo e teológico da casa-mãe. Em Portugal, a Ordem entra com a filiação de casas beneditinas aos novos princípios, tendo sido um dos primeiros a aderir o Mosteiro de São Cristóvão de Lafões, cerca de 1138 e procedendo-se a fundações de raiz, como a casa-mãe de Alcobaça. No século XV, as abadias portuguesas, dependentes de França, tentam emancipar-se, o que viria a ser conseguido por breve do Papa em 1567. Nesta data, a Ordem procedeu a uma reforma litúrgica e de vivência, nomeadamente nos sistemas de cultivo, que abrangiam vastas áreas e passaram a ser aforados a particulares. A via feminina nasceu no final do século XII, surgindo, em Portugal, de imediato, mas tendo atingido o seu desenvolvimento pleno no século XIII, com estatutos próprios, adaptados da Ordem de São Bento. Estavam ligadas ao Capítulo Geral, sob o domínio de Cister ou de Claraval. No caso feminino, também podiam existir abadias, que possuíam outros cenóbios associados, regulado pela organização geral (masculina) da Ordem. Cister possuiu vários mosteiros em Portugal, destacando-se, no caso dos masculinos, Santa Maria das Júnias (1114(?)-1525), São Cristóvão de Lafões (1123-1834), São João Baptista de Tarouca (1143-1834), São Pedro das Águias (1145-1834), Santa Maria de Alcobaça (1148-1834), Santa Maria de Tomarães (1171-1554); Santa Maria de Maceira Dão (1188-1834), Santa Maria de Aguiar (c. 1190-1834), Santa Maria de Fiães (1194-1834), Santa Maria de Seiça (1195-1834), Santa Maria do Bouro (1195-1834), Santa Maria de Salzedas (1196-1834), Santa Maria de Ermelo (1200-1441), Santa Maria da Estrela (1200-1579), São Paulo de Almaziva (1221-1554), Santa Maria de Xabregas (1429-1455), Nossa Senhora da Piedade de Tavira (1509-1861), Nossa Senhora do Desterro, em Lisboa (1591-1814). Tinha os mosteiros femininos de São Bento de Cástris (1169-1890), Bom Jesus de Bouças (1196-1542), Santa Maria de Celas (1217-1888), São Pedro e São Paulo de Arouca (1222-1887), São Mamede e São Paio de Lorvão (1223-1887), Santa Maria de Cós (1241-1834), Santa Maria de Almoster (1287-1888), São Dinis e São Bernardo de Odivelas (1294-1887), Santa Maria de Xabregas (1429-1455), Nossa Senhora da Piedade de Tavira (1509-1861), São Bernardo de Portalegre (1518-1878), Nossa Senhora da Assunção de Tabosa (1685-1771, séc. XVIII-1834), Nossa Senhora da Nazaré do Mocambo, em Lisboa (1685-1769, séc. XVIII-1850). Além destes edifícios, a Ordem possuía os colégios do Espírito Santo, em Coimbra (1150-1887) e o de Nossa Senhora da Conceição de Alcobaça (1648).
Belongs to group
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