Concept information
Preferred term
Companhia de Jesus
Broader concept
Entry terms
- Jesuítas
Scope note
- A Ordem nasceu da iniciativa de um grupo de seis estudantes da Universidade de Paris, liderados por Santo Inácio de Loiola, entre os quais se encontravam São Francisco Xavier e o português Simão Rodrigues, os quais fizeram votos de castidade e pobreza, na Capela de São Dinis, em Paris, tendo como objetivo irem em peregrinação a Jerusalém ou a Roma; devido a problemas com o Oriente, dirigiram-se a Roma, onde pediram ao Papa autorização para se constituírem em cenóbio e predispondo-se a serem enviados em missão para onde o Pontífice, na altura, Paulo III desejasse, objetivos aprovados por aquele em 27-09-1540, após uma aprovação anterior, que permitiu esboçar um ideário do grupo, aprovada, definitivamente, em 1558, por Júlio III. Tinham como objetivo principal a missionação e a propagação da palavra de Deus, pelo que defendiam a pregação, os exercícios espirituais, a educação das crianças, a administração de sacramentos e a prática de obras de misericórdia. Eram governados por um geral vitalício, sendo os demais cargos definidos por nomeação. A Ordem chega a Portugal a pedido de D. João III, convencido por Diogo de Gouveia que seria o grupo ideal para ajudar a conversão da Índia, tendo chegado a Portugal São Francisco Xavier e Simão Rodrigues, em 1540, o primeiro partindo para a Índia e o segundo estabelecendo a Província de Portugal, ereta em 1546, com a sede no Mosteiro de Santo Antão-o-Velho, onde se encontravam desde 1542. No século XVIII, várias posições políticas da Ordem, relativas aos tratados celebrados com Madrid para o estabelecimento das fronteiras sul-americanas, foram motivo, aliados a outros fatores, a uma perseguição por parte do Marquês de Pombal, iniciada em 1757 e terminada com a prisão do Provincial e sequestro de todos os bens da Ordem dois anos depois, resultando na expulsão da mesma do Reino. A 07-08-1814, o Papa Pio VII restaurou a Companhia de Jesus, tendo Portugal contestado a bula, e indicando que não autorizava a entrada da Ordem nos seus domínios, ordem revogada por D. Miguel, chegando a Lisboa um primeiro grupo em 13-08-1829, liderados pelo belga Filipe José Delvaux, instalando-se em Santo Antão-o-Velho. Com a extinção das ordens religiosas em 1834, voltam a sair do país, reentrando em 1848 com Carlos João Rademaker, que se refugiou em Portugal, proveniente de Itália, criando um noviciado no lugar do Barro (1860), e construindo dois colégios o de Campolide e de São Fiel, em Louriçal do Campo, e várias residências. A atividade de ensino e publicações da Companhia foi interrompida pela implantação da República em 05-10-1910, regressando em 1933, mantendo, atualmente, vários colégios, seminários e residências em funcionamento. Em território continental, a Ordem fundou centros de formação, tendo o Mosteiro de Santo Antão-o-Velho, em 1542, o Colégio de Jesus, em Coimbra (1542), o Colégio das Artes, em Coimbra (1547), o Colégio do Espírito Santo em Évora (1551), o Colégio de Santo Antão-o-Novo, em Lisboa, em 1553, o seu primeiro espaço de aulas público, o Colégio de São Paulo em Braga (1560), o Colégio do Santo Nome de Jesus, em Bragança (1561), o Colégio de São João Evangelista, no Funchal (1570), o Colégio de Santo Inácio, em Angra do Heroísmo (1570), Colégio de Nossa Senhora da Purificação, em Évora (1572), Colégio da Madre de Deus, em Évora (1583)o Colégio de Todos-os-Santos, em Ponta Delgada (1591), o Colégio de Santiago Maior, em Faro (1599), o Colégio de São Sebastião, em Portalegre (1605), o Colégio de Santarém (1621), o Colégio de São Lourenço do Porto (1630), o Colégio de Santiago, em Elvas (1644), Colégio de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém (1651), o Colégio de São Francisco Xavier, do Faial (1652), o Colégio de São Francisco Xavier de Setúbal (1655), o Colégio de São Sizenando ou São Francisco Xavier, em Portimão (1660), o Colégio de São Francisco Xavier, em Beja (1670), Colégio de São Francisco Xavier, em Lisboa (1677). Possuíam, ainda, duas Casas Professas, a de São Roque em Lisboa (1553) e a de São João Evangelista, em Vila Viçosa (1601). Possuíam, ainda, colégios destinados a minorias, como o de São Patrício, em Lisboa (1605), para formação de clérigos irlandeses, o Recolhimento de Nossa Senhora do Amparo, em Lisboa, destinado a meninos órfãos (1549), Convento de Santa Marta, para senhoras nobres “envergonhadas” (1569), o Real Colégio dos Catecúmenos, em Lisboa (1579); tinham, ainda, os destinados a formar missionários para a Índia, como o Colégio de Nossa Senhora da Nazaré, em Lisboa (1705), Seminário dos Santos Reis, em Vila Viçosa (1735) e o Colégio do Espírito Santo de Gouveia (1739). Possuíam várias residências, como a de Nossa Senhora da Lapa, em Sernancelhe, funcionando como um pequeno colégio e permitia que os religiosos aí permanecessem quando viajavam entre Coimbra e Bragança, e várias quintas de recreio e de rendimento. Herdaram, ainda, dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, os Mosteiros de São João de Longos Vales (1561-1758), São Pedro de Roriz (1561-1758), Santa Maria de Cárquere (1562-1758).
Belongs to group
In other languages
-
English
-
French
-
Italian
URI
http://vocabs.rossio.fcsh.unl.pt/tesauro-sipa/c_5bcdc9b3
{{label}}
{{#each values }} {{! loop through ConceptPropertyValue objects }}
{{#if prefLabel }}
{{/if}}
{{/each}}
{{#if notation }}{{ notation }} {{/if}}{{ prefLabel }}
{{#ifDifferentLabelLang lang }} ({{ lang }}){{/ifDifferentLabelLang}}
{{#if vocabName }}
{{ vocabName }}
{{/if}}