Sobre
Serviços para vocabulários controlados
A Infraestrutura ROSSIO inclui serviços para a construção e publicação de vocabulários controlados em ciências sociais, artes e humanidades. Estes serviços são geridos pelo Núcleo de Desenvolvimento Digital da Investigação da NOVA FCSH, estando disponíveis à sua comunidade académica e aos parceiros da Infraestrutura ROSSIO.
O Vocabs ROSSIO permite aos utilizadores navegar e pesquisar conceitos e termos nos vocabulários, estando também acessíveis às máquinas como dados interligados (Linked Data). Este serviço tem por base o Skosmos, o qual permite a estruturação de vocabulários em SKOS, um dos modelos mais utilizados na Web semântica.
Para os utilizadores mais avançados, está ainda disponível uma instalação do VocBench 3, uma plataforma de construção e gestão de vocabulários em SKOS (disponível aqui).
O que são vocabulários controlados?
Um vocabulário controlado é uma lista autorizada de conceitos numa disciplina ou assunto designados por termos em línguas naturais e/ou códigos alfanuméricos. Os conceitos num vocabulário controlado são muitas vezes colocados em hierarquias e redes associativas. No âmbito da Web semântica e dos dados interligados, é fundamental que cada conceito possua um identificador (URI) acessível através da Web.
Tesauros, classificações, listas de autoridades de nomes e índices de topónimos são tipos de vocabulários controlados. A sua função é organizar conhecimento e providenciar meios para aceder aos conceitos de uma disciplina ou assunto.
Vocabulários controlados para a investigação em humanidades
Os vocabulários controlados são muito utilizados em projetos de investigação em humanidades digitais que envolvam a construção de bases ou conjuntos de dados. Os vocabulários controlados permitem normalizar os valores em campos fundamentais para a organização e recuperação de informação, como “tipo de documento”, “tipo de artefacto”, “idioma”, “autor” ou “assunto”.
O ROSSIO Vocabs permite que os vocabulários controlados utilizados na descrição de conjuntos de dados sejam publicados em acesso aberto, em linha com os princípios FAIR, que prevêem o uso de vocabulários documentados e acessíveis através de identificadores unívocos e persistentes, de forma a permitir a interoperabilidade com outros conjuntos de dados publicados na Web.
Vocabulários ROSSIO
Os Vocabulários ROSSIO (Tesauro, Agentes, Lugares e Períodos) são um conjunto de vocabulários em ciências sociais, artes e humanidades desenvolvidos pela equipa de investigação da Infraestrutura ROSSIO para enriquecimento da informação e organização do conhecimento no Portal ROSSIO.
© ROSSIO - NOVA FCSH
Versão Skosmos 2.17